Acesse o site oficial do Assim Vivemos 2007
O Assim Vivemos chega à sua terceira edição tendo recebido 243 inscrições de filmes de 45 países de todos os continentes. Dentre estes, para nossa grata surpresa, 68 eram filmes brasileiros. Uma prova de que a discussão sobre o tema está cada vez mais presente e mais consistente na nossa sociedade.
Os 34 filmes selecionados formam um impressionante mosaico em que a tônica são os diferentes exemplos de vida independente e de inserção social bem-sucedida. São demonstrações de como as questões relativas às pessoas com deficiência são tratadas nas diversas sociedades: com suas diferentes culturas, costumes e legislações. São, sobretudo, demonstrações de como sempre é possível e necessário quebrar barreiras, preconceitos e paradigmas.
A novidade desta edição será a presença, no festival, de realizadores e personagens de alguns dos filmes exibidos. Destacamos também a presença do nosso homenageado, o diretor polonês Maciej Adamek, e as sessões especiais com seus dois belos filmes que marcaram nossas edições anteriores Até que a Morte nos Separe e Uma Vida para Viver.
Curadores
Lara Pozzobon e Gustavo Acioli
MÃES COM RODAS
Direção: Mario Piazza e Mónica Chirife Argentina 2006
Prêmio Fraternidade
MASTERS, Beata Hyzy-Czolpinska, Polônia, 2004.
Prêmio Questionamento
EU NUNCA QUERO SER FAMOSO, Mercedes Stalenhoef, Holanda, 2005.
Prêmio Retrato
A LUZ DOS NOSSOS OLHOS, Ágota Varga, Hungria, 2006.
Prêmio Contrastes
CONVITE PARA DANÇAR, CORPO E TABU, Gerhard Schick, Alemanha, 2006.
Prêmio Expressão
RETRATOS DA EMOÇÃO, Slawomir Grünberg, EUA, 2007.
Menção Especial do Júri para o coreógrafo Donizetti Bernardes, personagem do filme CORPO VIVO, pelo seu trabalho artístico transformador.
Menção Especial do Júri para Sueli Nascimento, diretora dos filmes PAI MÃE FILHA e EI! TÔ AQUI FAZ MUITO TEMPO, por emprestar sua arte à causa das pessoas com deficiência.
O Júri do Festival Assim Vivemos 2007 concederá 5 prêmios para os filmes destacados da edição de 2007.
O Prêmio do Público será concedido para o filme mais votado.
Anna Azevedo
Cineasta, diretora dos documentários de curta-metragem: BerlinBall (vencedor do “Berlin Today” 2006) e O Homem-Livro, vencedor do prêmio de Melhor Direção e Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Brasília 2006. Diretora, com Eduardo Souza Lima, do documentário de longa-metragem Rio de Jano e sócia da produtora Hy Brazil Filmes.
www.hybrazilfilmes.com
Cláudia Maximino
Administradora de Empresas, Presidente da Associação Brasileira da Talidomida e Consultora de Acessibilidade para empresas como Gol Linhas Aéreas.
http://members.tripod.com/~abpstalidomida
Marco Antônio de Queiroz
Consultor especialista em acessibilidade digital, com 23 anos de experiência em programação de sistemas de informação, e 7 no desenvolvimento de acessibilidade nas páginas da web. Editor de artigos, desenvolvedor da versão portuguesa das Diretrizes Irlandesas de Acessibilidade, criador e conteudista do site: www.bengalalegal.com . Autor do livro: "Sopro no Corpo - Vive-se de Sonhos", RiMa Editora, 2005, onde escreve sobre a perda de visão aos 21 anos e sua reabilitação.