Trajetória
Começando sua trajetória com a realização de curtas-metragens dirigidos por Gustavo Acioli e produzidos por Lara Pozzobon – Cão Guia (1999), Numa Noite Qualquer (2001), Nada a Declarar (2003) e Mora na Filosofia (2004) – com participações e prêmios em dezenas de festivais no Brasil e no exterior, a Lavoro Produções chega ao longa-metragem realizando o filme Incuráveis (de Gustavo Acioli, com Dira Paes e Fernando Eiras, lançado nos cinemas em 2006 e vencedor de prêmios no Brasil e exterior, entre eles Melhor Ator no Festival de Brasília 2005, Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro em Paris 2008 e Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Cinema Brasileiro em Vancouver.
O segundo longa-metragem Mulheres no Poder, vencedor do Edital de Patrocínios da Petrobras em 2009, foi produzido entre 2013 e 2015. Lançado pela Distribuidora Downtown em 2015 exclusivamente em Brasília e DF; e em 2016, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Santa Cruz do Sul.
Paralelamente à produção de cinema, consolida-se no setor cultural brasileiro como responsável pelo Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, evento bienal com dez edições realizadas com o patrocínio do Banco do Brasil (2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021), no Centro Cultural Banco do Brasil RJ, DF e SP, além da Edição Online, realizada em abril de 2021, com recursos da Lei Aldir Blanc. Em 2010, realiza a itinerância do festival por Belo Horizonte, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul; e em 2012, realiza a itinerância por Porto Alegre, Pelotas e Santa Cruz do Sul, ambas com patrocínio da Petrobras. A partir do conceito do Festival Assim Vivemos, criou para a TV Brasil o Programa Assim Vivemos, composto por 26 episódios exibidos entre 2009 e 2010. Este foi apresentado com as três acessibilidades: audiodescrição aberta para todos os telespectadores (ainda não estava em vigor a Lei da Audiodescrição na TV), legendas no formato closed caption e Interpretação em LIBRAS. A audiodescrição, mesclada com o voice over nos filmes estrangeiros, foi a primeira experiência desta acessibilidade anunciada na TV brasileira.
Com o Festival Assim Vivemos, a Lavoro Produções torna-se a empresa pioneira no Brasil em Acessibilidade em Produtos e Projetos Culturais, disponibilizando Audiodescrição nos filmes, Interpretação em LIBRAS nos debates e legendas Closed Caption em todos os filmes (inclusive os brasileiros), além de Catálogos em Braille.
Produtora das peças de teatro Cassino Coração, de Frank Gilroy (2006, CCBB, com patrocínio da Eletrobrás e Banco do Brasil), Diálogos de um Louqo, de Qorpo Santo (2008, SESC Copacabana / Prêmio Myrian Muniz), Quartos de Tennessee (2008-09, Centro Cultural Correios e patrocínio dos Correios), Leonel Pé de Vento (agosto a novembro de 2011, Oi Futuro Flamengo, com patrocínio da Oi) e Paradinha Cerebral (2016, patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com temporada no Teatro Fashion Mall de julho a setembro de 2016).
É também responsável pela curadoria do Festival de Curtas Brasileiros e Latinos de Rollins, em Orlando (EUA), em suas três edições (2005, 2006 e 2007). Produtora das mostras de cinema: Analógico Digital (CCBB RJ, SP e DF, 2007), Clandestina Liberdade (CCBBSP e DF, 2008), Nouvelle Vague, Ontem e Hoje (CCBB DF, 2008), Oriente Desconhecido (CCBB RJ, DF e SP, 2009), com patrocínio do Banco do Brasil e também duas edições da extensa Mostra-curso A História da Filosofia em 40 Filmes, com duração de 40 semanas, a primeira realizada entre maio de 2009 e fevereiro de 2010, e a segunda edição, História da Filosofia em MAIS 40 Filmes, de maio de 2011 a março de 2012, no Teatro Nelson Rodrigues, Caixa RJ, com patrocínio da Caixa. Da primeira edição, foi lançado o livro resultante da Mostra-curso.
Lançou em outubro de 2008 o Blind Tube, Primeiro Portal de Entretenimento com Acessibilidade, que permite a navegação a pessoas com deficiência visual e auditiva, respectivamente, por meio da audiodescrição e das legendas Closed Caption, além de ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida (que navegam só usando o teclado). A acessibilidade também foi disponibilizada na peça Quartos de Tennessee, de Tennessee Williams, 2008 e 2009 no Centro Cultural Correios, RJ, em todos os sábados da temporada da peça Leonel Pé de Vento, no Oi Futuro, 2011 e em três apresentações da temporada de 2016 da peça Paradinha Cerebral.
Foi responsável pela audiodescrição em português e inglês na Conferência das Nações Unidas, Rio+20, nas cinco salas principais do Riocentro, pela audiodescrição no Desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro 2011, 2016 e 2018, no Amazonas Film Festival (toda a mostra competitiva) 2012 e nas 04 Cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (em português e inglês).
Entre 2012 e 2014, implementa o projeto Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocínio da Petrobras, apresentado pela produtora Lara Pozzobon à Secretaria Municipal de Cultura. O projeto oferece acessibilidade - LIBRAS, audiodescrição e legendas LSE - sempre no primeiro e terceiro domingo do mês, durante 12 meses. Em 2016, produz o projeto Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes e Sala Baden Powell, depois estendido também para o Teatro do Imperator, que oferece os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva (LIBRAS, Legendas e Audiodescrição) durante um ano, sempre no terceiro domingos do mês, em todos os espetáculos em cartaz no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro e uma vez por mês na Sala Baden Powell. No Teatro Carlos Gomes, o projeto começou em 2012, sendo que no primeiro ano a frequência era duas sessões por mês de acessibilidade no teatro, no primeiro e terceiro domingo do mês.
Em 2016 e 2017, também foram realizados os seguintes projetos:
Lançamento de Mulheres no Poder, segundo longa-metragem da produtora, escrito e dirigido por Gustavo Acioli, lançado em junho de 2016 em sete cidades brasileiras pela distribuidora Downtown.
Paradinha Cerebral, peça de teatro concebida pela produtora Lara Pozzobon, que conta com a estreia no teatro de Cassiano Fernandez, jovem com paralisia cerebral, contracenando com a renomada cantora lírica Mirna Rubim (com temporada de julho a setembro de 2016, no Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro.
8ª edição do Festival Assim Vivemos no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, em 2017.
Em 2018, lançamento do livro do roteiro do filme Mulheres no Poder (o filme foi exibido em todas as cidades com as três acessibilidades, audiodescrição, LSE e LIBRAS, veiculadas pelo aplicativo MovieReading).
Em 2019 e 2021, a nona e décima edições do Festival Assim Vivemos foram produzidas pela Cinema Falado Produções, empresa parceira da Lavoro na área da Acessibilidade Cultural, dirigida por Graciela Pozzobon. A curadoria do festival continua sendo feita pelos mesmos curadores que selecionam os filmes desde a primeira edição, Lara Pozzobon e Gustavo Acioli.
É doutora em Literatura Comparada (Literatura e Cinema), curadora e produtora de cinema, teatro, TV e festivais. Produziu os premiados curtas de ficção em 35mm Cão Guia (1999), Numa Noite Qualquer (2001), Nada a Declarar (2003) e Mora na Filosofia (2004) e os longas-metragens Incuráveis (2006) e Mulheres no Poder (2015), todos dirigidos por Gustavo Acioli. É também curadora do Festival Assim Vivemos e produtora executiva de todas as mostras de cinema e peças de teatro da Lavoro Produções. A partir do pioneirismo na colocação de acessibilidade em projetos e produtos culturais, participa de seminários e colóquios sobre o tema, onde contribui com sua experiência nos projetos de teatro, cinema e festivais com acessibilidade. Em 2016, lançou seu primeiro livro de poesia, Uso Interno, pela Editora 7Letras. Entre 2018 e 2021, Lara Pozzobon faz um Master em Estudos Educacionais na Universidade de New Hampshire, enquanto trabalha como professora de língua portuguesa na mesma universidade; trabalhando em seu Optional Practical Training na Uninter USA, criando um curso online de língua portuguesa para estrangeiros.
É cineasta, cantor e compositor. Após uma bem-sucedida carreira como diretor e roteirista dos curtas-metragens de ficção em 35mm Cão Guia (1999), Numa Noite Qualquer (2001), Nada a Declarar (2003) e Mora na Filosofia (2004) e dos longas-metragens Incuráveis (2005) e Mulheres no Poder (2015), lança seu CD solo, Eu, camelô de mim. Em 2008, monta um Estúdio de Preparação de Atores e nele realiza mais de 50 filmes curtos, todos resultantes do trabalho com os alunos ao longo de três anos. Todos os filmes disponíveis em www.youtube.com/gustavoacioli/videos. Roteirista, pesquisador e entrevistador do programa Seleção Brasileira, Paixão de um Povo, 10 episódios de 55 minutos, produção do Canal HBO e LC Barreto (2014). Em 2016, retoma a carreira como músico com composições novas e faz temporada de 05 shows na Livraria Bistrô Moviola, no Rio de Janeiro, e rápida turnê pelas cidades de Chicago e Saint Louis (EUA). Em 2017-2018, escreve e dirige a série de TV para o Canal HBO "O Negro no Futebol Brasileiro", com 4 episódios de 60 minutos, com produção da LC Barreto. Entre 2019-2020, escreve o roteiro, baseado no seu próprio argumento, do filme Vovó Ninja, posteriormente dirigido por Bruno Barreto, com Glória Pires no papel principal. Em 2022, participa como roteirista do grupo de roteiristas que escreve a série Os Parças, para a Globo Play.
Cursou a Faculdade de Produção Cultural do IFRJ e a Faculdade de Contabilidade da Universidade Cândido Mendes, na qual se formou em 2016. Administra os projetos culturais produzidos pela Lavoro desde 2008, sendo sócia da empresa desde 2012 e responsável por toda a administração e contabilidade. Em 2018, Rita Mendes desliga-se da Lavoro Produções e inicia sua colaboração como contadora na empresa L.A. Contab.